O Pensamento Vivo – Centro de Recursos Psicopedagógicos, é uma iniciativa do Programa para a Inclusão e Cidadania, Região Lisboa e Vale do Tejo.
A população actual da medida PIEF é, na sua generalidade, constituída por jovens que apresentam dificuldades de ordem emocional, social, comportamental e de aprendizagem.
O trabalho com estes jovens e suas famílias, num contexto educacional, traz desafios particulares aos técnicos, que se vêem, muitas das vezes, confrontados com vidas marcadas por vivências traumáticas, de abandono, privação, agressão e abuso (violência). Vivências estas repetidas nos vários contextos dos percursos pessoais e educativos destes jovens.
Nestes adolescentes, as dificuldades manifestam-se, globalmente, numa inibição em pensar, comunicar e imaginar, numa agressividade por vezes explosiva, ou ainda numa instabilidade constante. Sintomas estes que os vão impedindo de ter sucesso e de enfrentar os percursos sociais e educativos esperados.
Sabemos hoje, como as maneiras de ser de muitos destes jovens se encontram relacionadas com as continuadas insuficiências das funções de suporte, acolhimento, segurança e estimulação disponibilizadas nos primeiros anos de vida, as quais, tantas vezes encontramos desorganizadas nos meios familiares e sociais vulneráveis e fragilizados, como são aqueles em que o PIEC actua.
Para os técnicos, é a sua pessoa inteira que é posta em jogo no contacto com estes jovens e famílias, acabando estes por manifestar, não raramente, os efeitos do repetido impacto da desorganização destes jovens, e dos seus meios, na sua própria vida emocional.
A complexidade destas problemáticas, cada vez mais emergentes, impõe a procura de um conjunto de respostas diferenciadas assentes em intervenções especializadas.
A fundação deste centro, surge da necessidade, há muito sentida pelo PIEC-LVT, de organizar e disponibilizar, como apoio à medida PIEF, um conjunto de metodologias de intervenção nas dificuldades emocionais, sociais, comportamentais e de aprendizagem da adolescência.
O Pensamento Vivo, tal como o concebemos, pretende ser um lugar de encontro(s) e de circulação de saberes, destinado a capacitar os jovens e as suas famílias a retomar o seu desenvolvimento natural, e a capacitar os técnicos a introduzir factores de protecção, de mudança e de redução de riscos. Os principais objectivos são:
A promoção directa e indirecta da retoma dos processos de desenvolvimento maturacional dos jovens e suas famílias
A promoção de contextos de formação e co-formação por parte dos técnicos, sobre factores de protecção e recuperação presentes em meio escolar, com foco particular nos aspectos afectivos e relacionais envolvidos nos processos de exclusão/inclusão.
Para cumprir os seus objectivos, o centro encontra-se organizado em três núcleos de intervenção:
Núcleo de Apoio às Equipas Técnico Pedagógicas e à Escola
Núcleo de Intervenção Terapêutica com o Jovem
Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Familiar.
Neste Blog encontrará informação actualizada sobre os serviços e actividades do Pensamento Vivo.