Centro de Recursos Psicopedagógicos - Programa para a Inclusão e Cidadania, Região de Lisboa e Vale do Tejo


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terça-feira, 12 de outubro de 2010

I Jornadas Formativas “Andar na Escola”

O Pensamento Vivo – Centro de Recursos Psicopedagógicos realizou, no passado dia 8 de Outubro, no auditório do Instituto Português da Juventude, a primeira de um ciclo de jornadas formativas intituladas “Andar na Escola”.
O ciclo de jornadas promovido por este centro, tem como intuito primordial criar contextos de circulação de saberes e práticas em torno do lugar Escola/Pief.
Nesta primeira jornada, a mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelos parceiros institucionais do Pensamento Vivo, – Instituto Português da Juventude, Fundação Renascer, Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação do Ispa-IU e a Associação para o Planeamento da Família – aos quais agradecemos a imediata disponibilidade para a participação activa neste encontro. Tivemos a oportunidade de os apresentar e de escutar, na primeira pessoa, as dimensões de trabalho abrangidas nas parcerias, indo estas da investigação, à formação, à intervenção directa nas populações envolvidas na medida Pief. Estendemos também os nossos agradecimentos à coordenadora nacional do Piec, na pessoa da Drª Fátima Matos, que encerrando a mesa, incentivou a iniciativa, tendo sublinhado a pertinência das soluções apresentadas para a promoção da cidadania e para o combate à exclusão social, particularmente no âmbito das grandes urbes.
Nas comunicações da manhã, contámos com a presença da Dr.ª Maria José Vidigal, e do Prof. Doutor Manuel Matos, que conversaram durante toda a manhã com os presentes sobre o tema da adolescência, tendo sido salientada a importância das vivências precoces na família, e diferenciadas as funções maternas e as funções paternas no desenvolvimento humano, referindo-se a importância de ser tomado em conta, nas politicas para a inclusão social, que a infância e as suas vivências habitam o adolescente e mesmo o adulto. A importância do papel do professor e da própria escola como facilitadores de mitigação e reparação de relações precoces disfuncionais foi também amplamente referida.
Nas sessões da tarde, foram organizadas Oficinas de Trabalho, animadas pelos Técnicos de Intervenção Local (TIL) Catarina Pimenta, Rita Torres, Ana Raquel, Cristina Esperanço, Rita Chambel, Filipa Fernandes. As oficinas tiveram como intuito a procura de dimensões reparadoras/terapêuticas a partir da rotina quotidiana da escola/Pief, e particularmente do TIL.
No final do dia, em grupo alargado, foram apresentados e discutidos os trabalhos das oficinas.
A apreciação global, de acordo com os participantes, foi extremamente positiva, encontrando-se a equipa do Pensamento Vivo a organizar, para breve, as II Jornadas Formativas “Andar na Escola”.