Centro de Recursos Psicopedagógicos - Programa para a Inclusão e Cidadania, Região de Lisboa e Vale do Tejo


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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação

Projecto Piloto – Investigação da Efectividade da Intervenção Psicoterapêutica no âmbito do Pensamento Vivo

Actualmente assistimos em vários países a uma proliferação de programas de psicoterapia em meio escolar. Foram publicados alguns efeitos positivos em programas orientados para a ansiedade, depressão, uso de substâncias e problemas emocionais e de comportamento, mas a efectividade da maioria das iniciativas é ainda em grande parte desconhecida (Masia-Warner et al 2006).

No entanto, resultados preliminares indicam um potencial para menor custo e maior benefício em cuidados de saúde mental na escola. Estes serviços podem ser vantajosos para famílias, crianças, técnicos de saúde mental, escolas e os contribuintes em geral. Duas das maiores vantagens destas intervenções podem ser uma maior utilização pelos jovens e uma maior efectividade. (Evans, 1999).

No presente projecto-piloto, o objectivo é implementar uma avaliação do impacto da psicoterapia no funcionamento psicológico e social dos jovens abrangidos. Para assegurar a qualidade científica da avaliação da efectividade segundo os parâmetros actuais de exigência (Leichsenring, 2004), daremos prioridade aos seguintes 9 pontos:

1. Desenho prospectivo longitudinal com avaliação psicológica dos pacientes antes, durante e após o tratamento (follow-up)

2. Alta representatividade clínica da população (população com perturbações graves típica de settings clínicos)

3. Presença de grupos de comparação (vários tipos/dose de psicoterapia e intervenções não-psicoterapêuticas).

4. Grupos de comparação e clínicos compostos por sujeitos com características equivalentes

5. Descrições claras do tratamento efectuado, dos pacientes incluídos e da sua selecção

6. Avaliação dos outcomes independente.

7. Usar procedimentos válidos e fiáveis de diagnóstico e de resultados.

8. Incluir variáveis adicionais que podem moderar e mediar os outcomes da psicoterapia.

9. Assessoria clínica de investigação.


Equipa UIPCDE

Investigador Responsável:

Nuno Torres

Assessor Clínico:

Bernardo Couto

Equipa Pensamento Vivo

Coordenação de Projecto:

Miguel Moita

Gestora de Dados de Investigação:

Catarina Pimenta


Referências

Evans, S. W. (1999). Mental health services in schools: Utilization, effectiveness, and consent. Clinical Psychology Review, 19(2), 165-178.

Leichsenring, F. (2004). Randomized controlled versus naturalistic studies: A new research agenda. Bulletin of the Menninger Clinic, 68(2), 137-151.

Masia-Warner, C., Nangle, D.W., & Hansen D.J. (2006). Bringing Evidence-Based Child Mental Health Services to the Schools: General Issues and Specific Populations. Education & Treatment of Children, 29(2), 165-172



Nuno Torres