Projecto Piloto – Investigação da Efectividade da Intervenção Psicoterapêutica no âmbito do Pensamento Vivo
Actualmente assistimos em vários países a uma proliferação de programas de psicoterapia em meio escolar. Foram publicados alguns efeitos positivos em programas orientados para a ansiedade, depressão, uso de substâncias e problemas emocionais e de comportamento, mas a efectividade da maioria das iniciativas é ainda em grande parte desconhecida (Masia-Warner et al 2006).
No entanto, resultados preliminares indicam um potencial para menor custo e maior benefício em cuidados de saúde mental na escola. Estes serviços podem ser vantajosos para famílias, crianças, técnicos de saúde mental, escolas e os contribuintes em geral. Duas das maiores vantagens destas intervenções podem ser uma maior utilização pelos jovens e uma maior efectividade. (Evans, 1999).
No presente projecto-piloto, o objectivo é implementar uma avaliação do impacto da psicoterapia no funcionamento psicológico e social dos jovens abrangidos. Para assegurar a qualidade científica da avaliação da efectividade segundo os parâmetros actuais de exigência (Leichsenring, 2004), daremos prioridade aos seguintes 9 pontos:
1. Desenho prospectivo longitudinal com avaliação psicológica dos pacientes antes, durante e após o tratamento (follow-up)
2. Alta representatividade clínica da população (população com perturbações graves típica de settings clínicos)
3. Presença de grupos de comparação (vários tipos/dose de psicoterapia e intervenções não-psicoterapêuticas).
4. Grupos de comparação e clínicos compostos por sujeitos com características equivalentes
5. Descrições claras do tratamento efectuado, dos pacientes incluídos e da sua selecção
6. Avaliação dos outcomes independente.
7. Usar procedimentos válidos e fiáveis de diagnóstico e de resultados.
8. Incluir variáveis adicionais que podem moderar e mediar os outcomes da psicoterapia.
9. Assessoria clínica de investigação.
Equipa UIPCDE
Investigador Responsável:
Assessor Clínico:
Bernardo Couto
Equipa Pensamento Vivo
Coordenação de Projecto:
Gestora de Dados de Investigação:
Catarina Pimenta
Referências
Evans, S. W. (1999). Mental health services in schools: Utilization, effectiveness, and consent. Clinical Psychology Review, 19(2), 165-178.
Leichsenring, F. (2004). Randomized controlled versus naturalistic studies: A new research agenda. Bulletin of the Menninger Clinic, 68(2), 137-151.
Masia-Warner, C., Nangle, D.W., & Hansen D.J. (2006). Bringing Evidence-Based Child Mental Health Services to the Schools: General Issues and Specific Populations. Education & Treatment of Children, 29(2), 165-172
Nuno Torres